Sahara Ocidental: Presos políticos em greve de fome

frentepolisario

INTERNACIONAL | Enquanto o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon se dispõe a visitar os acampamentos de refugiados, 13 presos políticos saharauis entraram em greve de fome por tempo indeterminado. Os detidos foram condenados a duras penas na sequência do acampamento Gdeim Izik em 2010. Por Né Eme.

Em novembro de 2010, o acampamento Gdeim Izik abriu, definitivamente as portas do conflito no Sahara Ocidental para o Mundo. Um Mundo que até então parecia “ignorar” todo o sofrimento deste povo, perante uma invasão e ocupação ilegal de Marrocos e uma cobarde Espanha que após um abandono e traição deixou por descolonizar aquela que é ainda hoje: A ultima colónia de África.

Após um mês de protestos pacíficos, durante o qual cerca de 30.000 Saharauis ergueram as suas jaimas (tendas típicas Saharauis) o campo da “liberdade” foi brutalmente desmantelado pelas forças invasoras Marroquinas (8 e 9 de novembro de 2010), deixando para trás um rasto de destruição e morte.

Muitos outros foram detidos. São precisamente alguns desses detidos, condenados a prisões que em alguns casos são perpetuas, que dão voz a este comunicado, num momento muito crucial para a história da causa e luta Saharaui, a visita do Secretario Geral das Nações Unidas a Tindouf, aos acampamentos de refugiados Saharauis.

Deste grupo de 25 presos políticos de Gdeim Izik, fazem ainda parte Hassana Aalia que foi julgado, mas se encontra no Estado espanhol com um pedido de asilo, e ainda outros 3 outros Saharauis, sendo que 2 cumpriram dois anos e meio de prisão tendo sido libertados após o julgamento e outro se encontra em liberdade condicional.

De referir que não existem provas de quaisquer tipo de crimes ou delitos contra os presos políticos Saharauis.

Informação tirada da Esquerda.net

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s